quarta-feira, julho 13, 2011

Dicas de Photoshop

Introdução    
Por Marcia Costa

     Com a advento da fotografia digital  e as possibilidades de manipular, formatar e dimensionar as imagens através do computador, surgiu a necessidade de um programa específico para isso. Desta forma surgiu o Photoshop em 1990. Com a finalidade de ‘tratamento’ de imagens,  o Photoshop é um dos programas mais utilizados para este fim.
     Atualmente, o PS  está na décima segunda edição, mais conhecida como CS5 que significa Creative Suite 5.

 Primeiro vamos conhecer a janela do Photoshop:


     Poderia descrever aqui cada ferramenta, menus, paletas e suas funções. Mas acho que fica mais produtivo ir exercitando algumas tarefas e aprendendo aos poucos, do que apenas teoria.
     Por isso vamos aprender, neste primeiro artigo, a formatar uma imagem para internet e para impressão em laboratório ou impressora caseira.
     Antes de mais nada, é preciso saber  que a resolução para internet é 72 dpi (dots per inch / pontos por polegadas),  e,  para impressão em laboratórios ou impressoras de 300 dpi.
     Outro detalhe importante é que aquelas fotos que você retirou de sua câmera e armazenou no computador, não estão em resolução ideal para impressão. E, se  a resolução usada na hora de fotografar foi alta ( L ), ficará muito ‘pesada’ para utilizar na internet, acarretando uma dificuldade de visualização (demora para abrir) no site que você postou  ou email que você enviou. Mesmo que a foto esteja em 72 dpi .
     Para isso é importante fazer algumas modificações de resolução e tamanho da imagem. Vejamos como:
Para internet:
     Quando abrimos uma imagem no PS, podemos visualizar suas configurações, através do Menu Image / Imagem > Image size / tamanho da imagem. Abrirá uma janela semelhante à  mostrada abaixo.

     Repare que na resolução, a imagem apresenta 72 pixels/pol, ideal para postagem na internet. Porém,  na largura e altura podemos visualizar um valor muito alto: 4752 X 3161 pixels, os  centímetros então, elevadíssimos.Esta imagem possui 5,57 MB.  Isso quer dizer, então que está em alta resolução. Pesada para internet. Para torná-la mais leve, basta alterar apenas os valores dos pixels. O ideal é em torno de 1000 pixels, no lado maior, esta imagem passou a ter 490 KB (tamanho excelente para postagem em qualquer site). Dar ok e salvar em uma pasta separada da que estão seus arquivos brutos. Pois assim você preserva a imagem original, para qualquer outra alteração.

Para impressão:
     Aqui não basta apenas alterar a resolução para 300 dpi. É necessário saber o tamanho da ampliação que você deseja: 10 X 15 cm, 15 X 21 cm, 20 X 25 cm entre outros tamanhos.
     Outro detalhe é que tamanhos maiores de ampliações, 20 X 30 cm, 30 X 40 cm ou mais, é preciso ter fotografado em alta resolução ( L ), para ter uma qualidade de impressão boa. Senão sua ampliação sairá ruim.
     Outra questão importante é que os minilabs de ampliações proporcionam cortes na imagem. Para isso é importante deixar uma margem de segurança na hora de formatar a imagem. Se você costuma colocar suas fotos para ampliar em um mesmo laboratório,  poderá solicitar a tabela de ampliação, com as medidas para evitar este corte.
     Como por exemplo, o laboratório que  faço minhas ampliações tem como medida para uma ampliação 10 X 15 cm a seguinte margem:  10,28 X 15,28 cm. Por isso quando você faz uma ampliação e o laboratório cortou uma parte da sua imagem, foi por falta da margem de corte. Alguns laboratórios fazem esta correção, no caso de poucas fotos, outros não. E isso não vale para aquelas impressoras que imprimem  foto na hora.
     No caso de não saber a medida correta, aconselho a sempre deixar uma margem de 3 em cada lado da imagem, exemplo 10,3 X 15,3 cm e evitar que o corte na hora da formatação fique muito junto a cabeça ou pés do retratado, pois pode haver um corte aí.
Mas, vamos a foto:
     Ao abrir sua imagem no PS, ao invés de ir no menu image/imagem, selecione a ferramenta Crop / Corte demarcado, indicada na imagem abaixo. Através dela, você  dimensiona a imagem no tamanho que precisa e arrasta a ferramenta sobre a foto, fazendo o corte que desejar.

     Ao selecionar a ferramenta,  na barra de opções da mesma vai aparecer os campos para preenchimento de altura, largura e resolução. Basta preencher com as dimensões que precisa,  arrastar a ferramenta sobre a imagem e fazer o corte. Sua imagem estará no tamanho para impressão. Salve em uma pasta separada ( através do salvar como / save as), para não perder seu arquivo original.
     É importante ressaltar aqui, que alguns tamanhos de ampliações, como 15 X 21 cm, 20 X 25 cm, 24 X 30 cm entre outros,  não são tamanhos proporcionais. Por isso na hora de fazer o corte com a ferramenta para esta finalidade, vai sobrar imagem ao lado de fora do corte,  como mostra a figura abaixo:

     Em nosso caso não houve problemas, pois a parte cortada não representava  nada de importante. Mas no caso de ser algo importante na foto a  saída para isso é ter uma preocupação na hora de fotografar com espaços nas laterais, acima e abaixo. Evitando o corte na hora de formatar a imagem.
     No caso de não haver espaço,  o que pode ser feito é:  abrir um arquivo novo, com a medida e resolução de impressão que precisa. Formatar a imagem em tamanho menor e mesma resolução e copiar para o arquivo de impressão. Redimensione a foto, através do ctrl + T, nas arestas. Até ficar no tamanho do arquivo. Ou deixe uma margem, caso a foto não fique no tamanho correto. Isto á normal, por causa da desproporcionalidade. Ao término da formatação, achate a imagem através do Menu Image / imagem > Flatten imagem / achatar imagem. Só depois salve sua foto em uma pasta separada.
     Por hoje é só. Espero ter podido ajudar. Sei que vimos aqui o básico do básico. Mas temos todo o tipo de público e precisamos atender a todos. Nos encontraremos  no próximo artigo.
Grande abraço.







2 comentários:

  1. ola bom dia!
    sou viviane da CIA DA NOIVA,estava precisando de saber qual seria a dimençao que devo usar para colocar uma foto em 24x30.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, vc poderá configurar a ferramenta crop / corte demarcado para a medida 24 X 30 cm e resolução de 300dpi, para impressão. Depois é só passar a ferramenta por cima da foto e fazer o corte. Lembrando que esse tamanho é desproporcional acarretando corte na imagem. Mas vc pode mover a seleção com as setas do teclado e decidir o que cortar. Depois é só salvar em uma pasta p continuar com a imagem original em outra p novas formatações. espero ter ajudado, qulaquer dúvida nos escrva novamente.

      Excluir