quinta-feira, junho 16, 2011

Conservação de equipamento

Onde guardar e como limpar o equipamento fotográfico?
Texto e fotos: Marcia Costa

     Este artigo nasceu de duas dúvidas frequentes, tanto para os que utilizam câmeras compactas, quanto para os que utilizam equipamentos SLRs (profissionais): onde guardar e como limpar o equipamento fotográfico?

Pilhas e baterias podem danificar seu equipamento
Para qualquer tipo de câmera, é importante não guardá-la com as pilhas ou baterias, pois elas podem liberar um líquido corrosivo e danificar seu equipamento. O equipamento também não precisa ficar guardado dentro da embalagem, ou da caixinha de isopor, na capinha bonita que você comprou, em uma prateleira ou na gaveta do seu armário.  A câmera, também precisa ‘respirar’. O importante é que ela esteja em local seco, longe de umidade. Isso pode incluir o armário, pois se a gaveta estiver encostada em uma parede úmida, seu equipamento também corre risco.

     Você pode até guardar sua câmera em locais fechados, mas de vez em quando é bom que ela pegue ar e raios de sol bem fracos, para evitar os fungos (principalmente as câmeras e objetivas profissionais das SLRs). Importante: isto não inclui os dias que você a utiliza. E não esqueça que ela deve estar sem o cartão de memória e pilhas ou baterias.
     O local mais indicado são os armários de ferro, mas se você não tem um (ou não tem espaço para um em sua casa), uma caixinha de isopor vai bem. Não esqueça: deixe tudo fora de capas, plásticos ou saquinhos de pano – utilize-os só para transporte.
     Por falar em transporte, este deve ser feito em bolsas ou mochilas apropriadas, sem comida ou bebida junto. No caso das compactas, que cabem dentro de nossas bolsas, devem estar dentro de uma capa apropriada.
     Após a utilização do seu equipamento é importante que antes de guardá-lo você o limpe. Por quê? Para conservá-lo.
 A areia da praia e a maresia são inimigas “número um” dos equipamentos eletrônicos, assim como a poeira. O manuseio por pessoas que não costumam utilizar máquinas fotográficas pode ser muito prejudicial também, ainda mais em festas, onde as pessoas estão com as mãos engorduradas, úmidas e suadas.
Mas não deixaremos de levar nossas câmeras a nenhum destes locais, certo? Senão como vamos registrar momentos inesquecíveis?  Tudo bem, se você chegou muito tarde e cansado (a). Pode deixar a limpeza para o dia seguinte, mas não deixe de fazê-lo, ok?
     As câmeras compactas podem ser limpas com lenço de papel ou um pano bem macio e seco, que não solte pelos. Este pano deve ser utilizado só para câmera. Nunca utilize produto de limpeza para isso, e limpe, inclusive, a lente da objetiva.
     As câmeras SLRs precisam de mais cuidados. É importante um certo cuidado na hora de trocar as lentes.  Procure desligar seu equipamento pra efetuar a troca. Se estiver em local onde haja um vento na direção da câmera, proteja com seu corpo até colocar uma lente e guardar a outra. Qualquer cisco ou poeira que entre no corpo da câmera poderá atingir o sensor.

Kit para limpeza, ideal para SLRs.
     Na hora da limpeza é recomendável a utilização de um kit de limpeza, para melhor executar esta tarefa. Este kit pode ser adquirido em qualquer loja de equipamentos fotográficos. Retire a objetiva do corpo da câmera, para uma limpeza completa. Tire toda a poeira do equipamento com o pano e o pincel borrifador (corpo, objetivas, espelho, visor) e complete a limpeza das objetivas, passando o líquido e secando com o papel as lentes.
Não é aconselhável que você limpe o sensor. A não ser que você realmente saiba, pois ele é muito sensível e poderá ser danificado se não for limpo com cuidado. Após a limpeza, você poderá guardar seu equipamento, o corpo separado da objetiva, cada um com suas respectivas tampas. E se você possui um flash externo, limpe-o com um paninho e guarde-o sem as pilhas.
Então, boas fotos!

2 comentários:

  1. Muito boa, estava esperando uma postagem assim. Tenho uma dúvida, aquelas flanelinhas e os sprays (que geralmente trazem álcool na composição) que vendem para limpeza de óculos podem ser utilizados para a limpeza da lente e do LCD?

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcus, não é recomendável. O ideal são os produtos próprios para objetivas fotográficas mesmo. Caso ainda não possua, limpe apenas com um pano bem macio ou lenço de papel, sem nenhum produto.Ok?
    Abs, Marcia Costa

    ResponderExcluir