segunda-feira, julho 18, 2011

Fotografia Básica

Diafragma:
Por: Marcia Costa
      
     O  diafragma encontra-se no interior das objetivas. É  o  responsável pelo quantidade de luz que atravessa a objetiva e atinge o sensor ou película do filme, para registro da imagem. É conhecido, também, por número f.  Vale lembrar que números maiores representam aberturas menores e vice e versa.

Veja escala abaixo:

Escala de aberturas de diafragma,  sem números  f  intermediários:



     Cada número f, na escala acima, representa uma porção inteira. Quando fechamos o diafragma para permitir a entrada de menos luz (número f maior), reduzimos  na metade essa quantidade de luz. O inverso,  dobramos a quantidade luz que chega ao sensor / película. Dessa forma se estamos com uma abertura de f/8 e passamos para f/5.6, estamos deixando passar o dobro  de luz de f/8.

     A tecnologia eletrônica permite que tenhamos números f intermediários. Exemplo: Ao fecharmos o diafragma de f/5.6 para f/8.0, temos duas aberturas intermediárias que são f/6.3 e f/7.1. Diferentemente das objetivas mecânicas que só permitiam os diafragmas  inteiros,  que vimos na escala  acima.
    
     O diafragma  também é um dos responsáveis pela profundidade de campo. O que é isso?  De acordo com o número f  utilizado, haverá mais pontos em foco ou desfocados na imagem. Quanto maior  a abertura (menor número f, ex: f / 2) menos pontos em foco temos na imagem. Quanto menor  a abertura (maior número f, ex: f / 22) maior nitidez  temos na imagem.


Exemplo de grande profundidade de campo
f/22 (Foto: Marcia Costa)
Exemplo de pouca profundidade de campo
f/2.8 (Foto: Marcia Costa)
   
Foto: Marcia Costa
     É bom saber que  o foco é sempre feito na horizontal, por tanto tudo o que estiver na mesma linha do ponto de foco aparecerá nítido. A profundidade de campo é medida na vertical, dessa forma tudo o que estiver  + ou –  a   1/3  atrás ou na frente da linha de foco, perderá a nitidez.
    
     Uma observação importante neste caso  é  a distância focal (milímetros da objetiva). Dependendo da que você estiver utilizando, também irá interferir na profundidade de campo. Distâncias focais maiores, como 80 mm ou mais, menos pontos nítidos. Já, quando utilizamos distâncias focais curtas como,  por exemplo,   objetivas grande angulares (28 mm), teremos mais pontos em foco, mesmo com diafragmas mais abertos.



Objetiva 28 mm, f/3.5 (com profundidade de campo)
Foto: Marcia Costa
Objetiva 50 mm, f/ 4.5 (o fundo da imagem  já começa a desfocar)
Foto: Marcia Costa
     Espero que tenham gostado do artigo. O próximo será sobre obturador. Qualquer dúvida podem perguntar. Até o próximo, grande abraço.  

Um comentário:

  1. Esse artigo foi show de bola... acho que dominando essa técnica Focagem x Diafragma X Velocidade do obturador.... já podemos tirar excelentes fotos...

    Aí é só o lance da iluminação, porém a maioria das fotos que eu gosto de tirar é no claro.

    ResponderExcluir