quinta-feira, novembro 29, 2012

Macrofotografia




Texto e fotos: Marcia Costa

    Fotografar o mundo dos insetos, moedas, flores e tantos outros objetos ou detalhes destes é uma vertente que agrada a muitos fotógrafos, sejam amadores ou profissionais, mesmo aqueles que não trabalham com este tipo de fotografia.

 Mas como fazer? Que tipo de equipamento usar? Qual a melhor câmera ou objetiva? posso usar flash? Estas são perguntas,  que frequentemente  me fazem nas aulas ou por email. Este artigo pode ajudar a muitos que pretendem invadir o mundo em miniatura que nos rodeia.

   Caso você possua uma câmera compacta ou pretende trocar ou comprar outra, vários modelos possuem recurso  macro de 1cm, você poderá optar por um modelo deste. Segue aqui dois modelos a Cassio ZR 1000 e a Panasonic FZ200, como sugestão. Mas existem outros.

    Se você possui uma câmera DSLR,   o ideal seria uma objetiva macro. Mas, esta tem um custo alto.  E, caso não seja seu  ramo de trabalho ou não dê pra investir agora em uma objetiva dessa ou é apenas por hobby, existem recursos mais baratos que podem ser de grande valia pra quem deseja se aventurar nessa área.

Filtro Close up:



    Auxiliam na aproximação do assunto e proporcionam belas fotos. Seu custo é muito menor  que uma objetiva macro. São rosqueados na objetiva,  e possuem diversas graduações.  Podem ser comprados em conjunto ou individuais. Também podem ser utilizados,  um por cima do outro, aumentando o grau de aproximação do assunto em questão.
Seguem alguns exemplos:

Objetiva 24mm sem filtro close up

24mm com filtro close up + 3

24 mm com filtro close up + 7


   No caso do uso do filtro close up,  é   preciso tomar alguns cuidados.  Como conseguimos nos aproximar bem mais do assunto, a profundidade de campo diminui, com isso utilizar diafragma mais fechado ajuda um pouco com a nitidez. Auxiliando no foco que fica muito limitado e necessita ser preciso. Dê preferência ao foco no modo manual, vai ajudar bastante em muitos fotos.

  Outro ponto é a luminosidade.  Número f maior, menos luz entrando, isso pode ser um problema.  Para compensar, deve-se utilizar obturação mais baixa.  Dessa forma use um tripé, pois qualquer deslocar da câmera poderá fazer com que você tenha uma foto tremida. E, não esqueça, desligue o estabilizador de imagem quando a câmera estiver no tripé, pode haver conflito e a foto ficar tremida mesmo com estabilizador ligado.
   
    Se a intenção for mesmo uma foto com uma profundidade de campo bem rasa, devido a um fundo confuso e / ou que tire atenção do assunto principal, também utilize um tripé, pois se perder o ponto de foco, por balançar a câmera, a foto pode não ficar tão boa.

Tubo de extensão  e teleconversor:

   São acessórios que acoplados a sua objetiva, irão   transformá-la em uma objetiva macro. Também custam menos do que  uma objetiva  macro, porém são um pouco mais caros que os filtros close up.

Tubos de extensão


   A diferença básica entre eles é que  tubo de extensão, permite uma aproximação maior do assunto. Já os teleconversores, aumentam esta distância, mas não perdem a ampliação. Ambos proporcionam perda de luminosidade, que poderá ser compensada com flash ou velocidade de obturação lenta.

Flash:

   Em fotografia de macro, também é possível a utilização de flash. O ideal são os flashs circulares. Eles são acoplados na objetiva, proporcionando uma iluminação uniforme em todo assunto. Outra possibilidade é  a utilização de um suporte para dois flashs dedicados. Desta forma você utiliza um em cada lateral, uniformizando a iluminação também.

Outros acessórios:

   Neste mundo de macrofotografia, alguns outros recursos também são bem vindos.

   Além de um tripé ou monopé, é bom ter um mini tripé (joby gorillapod), daqueles que se agarram a qualquer tipo de superfície, facilitando fotografias em espaços que nossos tripés não podem ou não conseguem chegar ou ficarem fixos.

Mini tripé joby gorillapod

  Rebatedores ajudam, e muito, quando não estamos munidos de flash. Até mesmo uma pequena lanterna pode ajudar a iluminar uma florzinha ou inseto.  Assim como um difusor para o caso de luz muito dura  na hora da foto.

   É aconselhável que na sua mochila tenha um pequeno papelão, para conter um vento mais forte, ao se fotografar uma flor, por exemplo. Um barbante, para segurar momentaneamente algum galho ou arbusto que esteja atrapalhando a composição da foto. Só não se esqueça de desamarrar depois.

   Uma  dica bem legal é: Saia para fazer macrofotografia após a chuva. As gotículas de água nas plantas, flores  e insetos dão ótimas imagens. E você pode fazer isso, inclusive no jardim de sua casa mesmo. Experimente,  você vai se surpreender com as imagens que conseguirá.




   Em caso de fundos confusos e/ou muito parecidos com o seu assunto principal, poderá utilizar um papel  de cor  ou tecido atrás,  para servir de fundo. Como este ficará fora de foco mesmo destacará o seu tema.



   O uso de um polarizador pode auxiliar a diminuir o brilho em flores e plantas, quando de uma luz direta sobre elas. Diminuindo a entrada de luz.

    Não se limite apenas a macrofotografia de natureza. Observe os objetos a sua volta.Poderá encontrar belas fotografias macro.



   Gostou deste artigo? Ficou inspirado ou já tem algumas fotos de macro? Envie para o nosso email:  grandeangularfoto@gmail.com  Faremos uma galeria de macro aqui no blog. Sua foto pode ser escolhida.

Um comentário: