quarta-feira, dezembro 12, 2012

Como fotografar raios?

Texto e fotos: Marcia Costa



   Quem nunca pensou em fotografar  raios e relâmpagos  durante uma tempestade? Mas como fazer? Raios aprecem riscando o céu e desaparecem em questões de segundos.

f/22, 3s com Iso 100


   Seguem algumas dicas que poderão lhe ajudar neste momento.

  Primeira,  sua câmera deverá estar no tripé, pois usará velocidade de obturação lenta.

   Caso tenha, um cabo disparador vai ajudar. Não esqueça de desligar o estabilizar de imagem para não haver conflito, já que a câmera está estabilizada no tripé.

f/22, 7s com Iso 100
   Segunda, não dá para definir uma velocidade exata.  Por isso,  faça uns testes rápidos com velocidades de obturação baixa como 2, 3, 5 ou mais segundos, quando a tempestade estiver se formando ou começando. Poderá, também, testar no modo bulb, mas fique atento ao tempo de exposição para não exceder e estourar na exposição.

   A velocidade do obturador   vai depender da luminosidade no momento da foto. Pois com obturação lenta, mais tempo de luz entrando no sensor. Faça um ajuste com um Iso baixo, e diafragma mais fechado (f/ 8, 11, 16) para ganhar em nitidez e profundidade de campo, pois não se sabe onde um raio vai aparecer. Veja em que velocidade a foto apresenta uma exposição correta e comece a clicar. Caso precise ganhar um pouco mais de luz, aumente a sensibilidade do sensor recorrendo ao aumento do Iso.

   Terceira. Caso você esteja fotografando uma tempestade durante o dia e não conseguir uma exposição correta devido a muita luminosidade, e seu diafragma já estiver todo fechado,  um filtro polarizador, por exemplo, ajudará na perda de luz e conseguir uma velocidade de obturação mais baixa.

   Após este ajuste faça várias fotos, várias mesmo. E, não desamine, você precisará de paciência para conseguir em muitas imagens pegar algumas  com raios e relâmpagos.

   Na sequencia  de cliques que consegui a foto abaixo, fiz cerca de 50 fotos pra conseguir 3 imagens com raios nítidos como este.

f/22, 3s com Iso 100


Boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário