quarta-feira, maio 25, 2011

Equipamento

Qual equipamento comprar?
Por Marcia Costa
     No mercado existe uma grande variedade de equipamentos fotográficos, e muitos podem ficar em dúvida qual escolher na hora da compra. Uma boa dica, antes de qualquer outra, é adquirir um produto de marca conhecida no mercado, como a Canon, Nikon, Sony, Kodak, ou Samsung, entre outras. Outra questão é comprar em lojas, mesmo as virtuais, conhecidas no mercado e que lhe dêem garantia. Não compre um produto usado, principalmente os profissionais. Talvez uma objetiva usada ainda sirva, mas com testes (e cuidados com os fungos). Adquirir corpo de câmera digital usado é muito arriscado, pois você não sabe quantos cliques ela já efetuou, e o obturador pode estar “cansado”. Por isso, prefira sempre uma câmara nova.

Modelos de câmeras no mercado
     Para escolher uma boa câmera, você precisa saber qual o seu propósito com a fotografia. Você gosta de registrar apenas os momentos familiares, como passeios, férias, e festas? Para isso, uma câmera compacta será suficiente. Porém, estas também possuem uma infinidade de modelos. Então, como decidir qual comprar? Procure optar por um que atenda às suas necessidades em termos de funções. Se você gosta de regular a câmera para cada situação fotográfica, ajustar Iso, balanço de branco, flash, e compensação de exposição, procure as que lhe ofereçam mais opções destas regulagens. Se você deseja simplificar e apenas apertar o botão, câmeras com uma quantidade de pixels razoáveis, em torno de 10 a 12, são o ideal. Para que tantos recursos que você não vai utilizar, certo?
Entretanto, se você pretende fazer da fotografia o seu trabalho, é melhor começar diretamente com uma DSLR. Existem alguns modelos no mercado, com preços mais em conta e que são suficientes para iniciar na profissão. Procure adquirir um flash externo, pois os embutidos das câmeras não têm um grande alcance, nem opção de mudança de direcionamento. E se possível, garanta duas opções de objetivas. Se não for possível, então escolha uma lente de zoom que pegue da grande angular até uma meia tele.

Tipo de equipamento básico para iniciar na
fotografia profissional
     Nikon, Canon ou Sony? As três possuem ótimas câmeras.  A Canon e Nikon estão há mais tempo no mercado profissional, por isso têm mais opções de equipamentos e acessórios. Mas a linha Alpha da Sony está muito boa, e crescendo muito. O que faz uma excelente foto não é o melhor ou mais caro equipamento, mas o fotógrafo. Não adianta ter uma câmera de ponta, sem a técnica e criatividade na hora do clique.
      Por isso, a marca fica ao seu critério. O que você deve saber é que ao optar por determinada marca de câmera, você terá que seguir esta linha em todos os acessórios, pois não há compatibilidade entre eles. Compre o que mais lhe agradar e atender às suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário