quinta-feira, maio 19, 2011

Uma boa foto


O que é necessário para a produção de uma fotografia de qualidade?
Texto e fotos: Marcia Costa

     Para se fazer uma boa foto é necessário  um equipamento de ponta? Máquina e acessórios de alta qualidade? Se você possui, ótimo. Mas o fundamental  é a associação de técnica, sensibilidade, um bom olhar fotográfico e atenção na hora de fotografar.
    
    É muito importante conhecer o equipamento que você possui. Saber utilizar todos os recursos que ele disponibiliza, conhecer todos os ícones do menu e dial para utilizá-los no momento certo.
Saber utilizar o  Iso, fazer a  exposição correta,  sincronizar abertura de diafragma com a velocidade de obturador,  aliados a um olhar sensível, fará com que você produza fotos de melhor qualidade.
     
    Um cuidado com o enquadramento, o ângulo que você se encontra, fundo da imagem para que este não sobressaia mais que o assunto principal e uma boa  composição, incluindo ou eliminando elementos na imagem ajudará no resultado final.

Veja as fotos a seguir:

Fundo da imagem está tirando o destaque do assunto principal

A mudança de enquandramento, excluindo o fundo 'poluído'
melhorou a foto.
     Na hora de clicar preste atenção não só na parte técnica ou  nos recursos que você está utilizando, mas também no que há em volta ou próximo do assunto que você está registrando, para avaliar o que  é importante fazer parte do enquadramento ou não. Para  que nada venha interferir  ou atrapalhar sua foto.  Tenha critérios, ousadia, escolha um tema, um assunto principal. Não deixe sua fotografia ser um monte de coisas juntas onde não dá para perceber o que você quer retratar. Como dizia  Cartier-Bresson “Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.”

Outro exemplo: Como a mudança do enquadramento destaca o assunto principal da imagem.


Um comentário: