quarta-feira, outubro 26, 2011

Dicas de Photoshop 2

Princípios Básicos:
Por: Marcia Costa

     As dicas escritas nesta postagem são uma sequência do primeiro artigo sobre Photoshop.  Por isso aconselho que o leiam também. As algumas coisas  até repetidas. Porém,  como tenho percebido em minhas aulas, estas são as principais dúvidas dos iniciantes em fotografia e consequentemente querem aprender a manipular este programa. Dessa forma, achei por bem escrevê-lo.
Vamos as dicas:

1 – A resolução de 300 dpi é essencial para impressão de fotos. Por isso, ao abrir qualquer arquivo  que será impresso em papel fotográfico,  não esquecer de determinar o tamanho da imagem em centímetros (cm) e a resolução correta (dpi). No caso de imagens apenas para circular pela internet mantenha uma resolução de 72 dpi, alterando apenas as dimensões dos pixels para deixar a imagem mais leve.
2 – No menu Edit / Editar > Transform/ Transformação > Scale / Redimensionar deve ser usada SEMPRE com o shift pressionado para não distorcer a imagem.  Nesta mesma janela você pode Girar/Rotate, Distorcer / Distort entre outras opções com a foto.

3 - No menu  Window / Janela você adiciona uma paleta chamada styles / estilos,  onde há várias opções para o plano de fundo / background do arquivo.


4-  A melhor opção para se fazer um corte ou formatar uma imagem para um tamanho específico é pela ferramenta de corte/crop. Através dela,  você determina o tamanho da imagem em centímetros (cm) e o dpi desejado para a foto. Além de poder optar em fazer o corte desejado na imagem, retirando algo que não queira que apareça.
5- Não se esqueça de que dependendo do tamanho da imagem desejada, pode haver corte natural por não ser de tamanho proporcional.
Ex: 10 X 15 – 20 X 30 – 50 X 75 cm, são tamanho de imagens proporcionais, no qual você pode optar por fazer um corte ou não.
     Os tamanhos 15 X 20 – 20 X 25 – 24 X 30 – 30 X 40 cm, são tamanhos que terão cortes por serem desproporcionais. Desta forma, se você tiver que formatar imagens nesses tamanhos, lembre-se de deixar margens em volta de toda a foto na hora de clicar, para não ter que acabar cortando algo importante da foto na hora da edição.
     Espero ter ajudado, mais uma vez. Até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário