quinta-feira, outubro 06, 2011

O obturador

Por: Marcia Costa

    
     O obturador  está situado no corpo da câmera.   É  uma cortina que se  abre  ao acionar o botão disparador da máquina. De acordo com o tempo escolhido,  abre e fecha mais rápida ou mais lentamente.

Obturador aberto
Foto: Marcia Costa
Obturador fechado
Foto: Marcia Costa

 A escala  apresentada abaixo, mostra os tempos  inteiros de velocidades  de um  obturador. Estas velocidades estão em avos de segundo.  Ao trocarmos de velocidade (para números menores) estamos dobrando o tempo de exposição ou reduzindo este, a metade (ao optarmos por números maiores). 

     B  -  1/15s  -  1/30s  -  1/60s  -  1/125s  -  1/250s  -  1/500s  -  1/1000s  -  1/2000s


     O obturador tem a função de  determinar quanto tempo, a luz que entra pela objetiva através do diafragma,  atingirá o filme ou sensor digital para registrar a imagem. Ele também influencia na sensação de movimento em uma fotografia.  Um tempo curto de exposição (velocidade alta: 1/125, 1/250, 1/500 ...)  congela os movimentos. Um  tempo mais longo de exposição (velocidade baixa 1/30, 1/15, 1/10...) causam movimentos borrados.

Obturador em alta velocidade (1/500s) congela movimentos
Foto: Marcia Costa
Obturador em baixa velocidade (1/3s) movimento borrado.
Foto: Marcia Costa

     A partir do surgimento de câmeras eletrônicas, a escala de obturador passou a apresentar tempos intermediários. Dessa forma entre cada número de obturador inteiro, temos dois intermediários (ex: ao aumentarmos o tempo de exposição de 1/125s para 1/60s, encontramos os tempos 1/100s e 1/80s).  Isto é muito bom quando não há necessidade de dobrar ou reduzir na metade a velocidade de obturação.

      O obturador também possui uma opção chamada de BULB. Este funciona da seguinte forma: enquanto o botão disparador estiver pressionado a cortina do obturador permanece aberta, permitindo a entrada de luz. Este recurso é muito usado quando há necessidade de um tempo de exposição muito longo para captação de determinada imagem, devido a pouca iluminação.
Com um longo tempo de exposição (1/05s) podemos
captar a iluminação ambiente.
Foto: Marcia Costa

     Outro ponto importante, é que ao utilizarmos tempo de exposição mais longo, podemos captar a iluminação ambiente, e ganhamos luz em nossas imagens, sem, muitas vezes,  precisar utilizar o flash ou aumentar o  Iso. É aconselhável a utilização de tripé, pois a tendência a tremer é muito grande, mesmo utilizando objetivas com estabilizador de imagem. Outro ponto,   que não podemos esquecer, é que o que estiver em movimento ficará borrado. Porém,  podemos produzir efeitos bem legais.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário