terça-feira, dezembro 25, 2012

Fechando 2012



Por: Marcia Costa



O último trimestre de 2012 foi repleto de atividades no Grande Angular.

Foto: Michelle Bastos


Encerramos o ano de cursos com uma turma de  Básico de Estúdio Fotográfico. Neste,  os alunos conheceram os equipamentos utilizados em estúdio e aprenderam sobre iluminação, a utilização de flash meter (para medição de luz incidente), fotografia de retratos, com dicas de poses e ângulos. Além de  produtos e seus truques. Além disso,  as fotos produzidas podem ser usadas nos  portfólios dos alunos.

O curso de estúdio do Grande Angular tem a parceria da Incoflash, que enviou para cada participante brindes, catálogos de produtos, além de duas sobrinhas difusoras para sorteio entre os participantes. Por decisão da turma, dois alunos tiveram a oportunidade de ganhar cada um uma sobrinha. Os sortudos foram Valéria Sapucahy e Wagner Guimarães. 

Wagner Guimarães, Marcia Costa e Valéria Sapucahy.
Foto: Carolina Gomes

Mais uma vez fica aqui nosso agradecimento a Juliana Smagala da Incoflash, sempre enviando material para os alunos que participam de nossos cursos.

Em outubro o GA realizou a premiação do 3º Concurso Fotográfico.  Em evento realizado no Espaço Bees Office, onde os vencedores receberam seus prêmios  e com a presença de nossos parceiros e patrocinadores do concurso.  Foi uma festa, que comemorou também os 4 anos do Curso.

Parceiros e vencedores do 3º Concurso Fotográfico.
Foto: Nana Tavares

Também no mês de outubro, mais uma turma do Curso Básico concluiu suas atividades. O curso básico do GA é composto de 5 aulas de 4 horas cada uma. A primeira   aula é  teórica onde os alunos conhecem equipamentos, aprendem sobre sensores, arquivos digitais, acessórios entre outros. As  4 aulas seguintes  são práticas. Em cada uma delas os alunos aprendem sobre as funções de Obturador, Diafragma, Iso, Balanço de Branco,  Fotometria, Flash... e, já colocam em prática o que está sendo  ensinado.  Dessa forma podem  sanar as dúvidas durante a aula e ver os resultados. Todos recebem uma apostila com os ensinamentos de cada assunto abordado para consultar quando precisarem.

Turma do Curso Básico de Fotografia

O curso básico conta também,  com a participação do Rodrigo Jordy, do Foto Fácil. Trazendo dicas e informações sobre objetivas e câmeras, Rodrigo esclarece muitas duvidas de alunos que estão iniciando na fotografia e querem adquirir equipamentos e acessórios.

Rodrigo Jordy com a turma do Curso Básico.
Foto: Sonia Vilarino

Em outubro também, foi realizado o primeiro Passeio Fotográfico Noturno. Num tur pelo Centro do Rio a noite, o grupo recebeu  instruções sobre técnicas de fotografia noturna acompanhado pela professora que vos escreve.  Dessa forma,  puderam praticar este tipo de fotografia  e receber, também, uma apostila com todo o assunto do tema abordado. Além de ter o acompanhamento,  da Guia de Turismo Elvira Menezes, contando toda a história dos locais fotografados pelo grupo. E com segurança,  que nos acompanhou em todo o trajeto do Passeio.

Grupo do Passeio Noturno.
Foto: Nana Tavares

Em novembro o Grande Angular realizou o  Workshop de Técnicas Fotográficas. O grupo que se reuniu no Jardim Botânico/RJ, aprendeu técnicas de Zoom in / out, Macrofotografia, Light Paint e Panning. 

Turma do WS de Técnicas Fotográficas
Foto: Mariana Fellows Garcia

Os alunos tiveram tempo para receber as instruções e praticar cada uma das técnicas transmitidas durante o Workshop. E,  como os outros cursos do GA, neste também  cada participante recebe uma apostila com toda técnica ensinada na aula.

Zoom In - Foto: Pedro Ribeiro

Panning - Foto: Glória Gomes

O Curso Grande Angular  entra de férias e retorna na segunda quinzena de janeiro de 2013 com mais cursos, passeios, workshop e muito mais para nossos alunos. Mas você continuará a ler aqui artigos sobre fotografia, técnicas, fotógrafos e muito mais.

Desejamos um ótimo Natal e um Ano Novo com muitos cliques e realizações aos nossos alunos, parceiros e amigos.

4 comentários:

  1. Pude fazer parte dessas turmas (exceto o passeio noturno) e foi uma experiência enriquecedora. Aprendi muito sobre fotografia e espero, em 2013, ter a oportunidade de aprender mais e mais. Estarei atento às novas turmas.
    Obrigado, Márcia, por proporcionar esses momentos de aprendizado.
    Até 2013!

    ResponderExcluir
  2. Em março de 2012 fiz o curso básico de fotografia no GA.
    Aprendi muito e me apaixonei mais ainda por fotografia. Fiz o curso de Estúdio, workshop, passeios, foi uma das melhores coisas que fiz em 2012. Espero em 2013 poder continuar meu aprendizado no GA. Obrigada Márcia por enriquecer o meu conhecimento! Até 2013!

    ResponderExcluir
  3. Pedro e Graça, foi um satisfação enorme ter vocês como alunos do GA. Desejo um 2013 maravilhoso e que possamos nos encontrar em novos cursos e em nossos papos fotográficos.
    bjão, Marcia Costa

    ResponderExcluir
  4. Ano de vitórias e crescimento. A cada ano tem novidades e mais gente procurando o curso. Parabéns, Marcia!

    ResponderExcluir