quarta-feira, janeiro 22, 2014

Montagem de portfólio

Por: Marcia Costa


     Portfólio, é o  resumo do trabalho de   um profissional. No caso do fotógrafo, podemos dizer que é uma pequena mostra de seu trabalho. O portfólio pode ser virtual, impresso ou em mídias digitais como CD ou DVD. No caso destes dois últimos é importante ter cuidado com o tamanho do arquivo, pois ninguém gosta de esperar  muito tempo para abrir uma imagem. Por isso cuidado na hora de preparar o seu.

  Ter um site, blog ou página no Facebook  é importante. E, precisa está sempre atualizado. Porém,  o fotógrafo, muitas vezes, precisa fazer uma apresentação impressa do seu trabalho para uma agência, editor ou diretor de arte. Para isso usa-se o portfólio impresso. Este deve ser muito bem apresentável. Ampliações de qualidade, em tamanho 20 X 25 cm ou maior. Imagens menores podem ser difíceis de observar a qualidade do trabalho. Outro ponto é a ‘embalagem’. Deve ser de fácil manuseio, sem complicações para abrir e fechar e principalmente de ótima qualidade e bom gosto.

      A quantidade de imagens também é  ponto importante na apresentação do trabalho. Os impressos devem conter de 10 à 20 imagens. No caso do cliente gostar de seu trabalho, deixe o arquivo em CD ou DVD, com algumas imagens a mais. Porém não extrapole no número de fotos. Em torno de 30 é o suficiente.


     A seleção das fotos é muito importante. Tenha cuidado nessa hora. Se for o caso peça ajuda dos amigos. Preste muita atenção em que área da fotografia você vai fazer a apresentação. Se você trabalha em mais de uma área, tenha um portfólio para cada uma delas.



     Tenha cuidado na edição das fotos. Um portfólio não pode ser um mero conjunto de fotos bonitas, elas precisam ter harmonia umas com as outras e um tema específico para cada trabalho. Um editorial de moda, suas melhores reportagens, as mais bonitas de still,  precisam ser muito bem selecionas. Isso faz a maior diferença.


    Mantenha seu portfólio atualizado (impresso ou on line) e sempre impecável. Nunca apresente um material impresso desgastado pelo uso.


No mais, boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário