Portfólio, é o resumo do trabalho de um profissional. No caso do fotógrafo,
podemos dizer que é uma pequena mostra de seu trabalho. O portfólio pode ser
virtual, impresso ou em mídias digitais como CD ou DVD. No caso destes dois
últimos é importante ter cuidado com o tamanho do arquivo, pois ninguém gosta
de esperar muito tempo para abrir uma
imagem. Por isso cuidado na hora de preparar o seu.
Ter um site, blog ou página no Facebook é importante. E, precisa está sempre
atualizado. Porém, o fotógrafo, muitas
vezes, precisa fazer uma apresentação impressa do seu trabalho para uma
agência, editor ou diretor de arte. Para isso usa-se o portfólio impresso. Este
deve ser muito bem apresentável. Ampliações de qualidade, em tamanho 20 X 25 cm
ou maior. Imagens menores podem ser difíceis de observar a qualidade do
trabalho. Outro ponto é a ‘embalagem’. Deve ser de fácil manuseio, sem
complicações para abrir e fechar e principalmente de ótima qualidade e bom gosto.
A
quantidade de imagens também é ponto
importante na apresentação do trabalho. Os impressos devem conter de 10 à 20
imagens. No caso do cliente gostar de seu trabalho, deixe o arquivo em CD ou
DVD, com algumas imagens a mais. Porém não extrapole no número de fotos. Em
torno de 30 é o suficiente.
A seleção das fotos é muito importante.
Tenha cuidado nessa hora. Se for o caso peça ajuda dos amigos. Preste muita
atenção em que área da fotografia você vai fazer a apresentação. Se você
trabalha em mais de uma área, tenha um portfólio para cada uma delas.
Tenha cuidado na edição das fotos. Um
portfólio não pode ser um mero conjunto de fotos bonitas, elas precisam ter
harmonia umas com as outras e um tema específico para cada trabalho. Um
editorial de moda, suas melhores reportagens, as mais bonitas de still, precisam ser muito bem selecionas. Isso faz a
maior diferença.
Mantenha seu portfólio
atualizado (impresso ou on line) e sempre impecável. Nunca apresente um material impresso desgastado
pelo uso.
No mais, boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário